Artigo
Palavra do Presidente
De Antonio Messias Rios Bastos

É realmente difícil encontrar palavras para definir o sentimento de quem vive o assédio moral. Também é complexo para a maioria entender o que caracteriza a prática. Digo isso com a autoridade de quem certamente já esteve nos dois lugares sem saber. Não temos porque esconder. O que precisamos é aprender a identificar para mudar.
Por isso, neste mês, a AGECEF-BA realiza uma ampla campanha educativa sobre o assédio moral. Nosso objetivo central é nos reeducarmos. A maioria de nós já viu ou viveu situações envolvendo o tema. Mas, muitos nem sequer notaram. Isso porque somos uma geração que teve como modelo a cobrança de metas por meio de pressão psicológica.
Nós sofremos isso e, muitas vezes, repetimos a prática com os nossos colegas. É duro reconhecer que exageramos. No entanto, é extremamente necessário identificarmos e mudarmos de posição. Devemos ficar sempre alertas para que não soframos assédio moral e, pior ainda, cometermos a prática sem saber. Setembro, mês de prevenção ao suicídio, é uma ótima oportunidade para que todos nós gestores façamos uma profunda reflexão. Vamos fazer um marco contra o assédio moral.
Antonio Messias Rios Bastos
Presidente AGECEF/BA
![]() |
|